Estágio Sensório Motor-rabiscação- 0 a 2 anos
Os movimentos não são controlados , há uma curiosidade, imitação crescente, exploração de diversos materiais e reflexão de sucção onde leva tudo à boca.
Estágio da garatuja- 2 a 4 anos
Não há o controle dos movimentos, usa-se a cor pelo prazer de experimentá-la, não há o aparecimento de figuras humanas e o espaço do papel não é utilizado totalmente, os desenhos algumas vezes são fracos outras vezes forte e sempre afastados pelo papel.
Estágio Pré-Esquemático- 4 a 6 anos
A criança começa a desenhar coisas de sua realidade e expressar sua imaginação , há neles mais concentração, é nesse estágio que desenvolve-se a fase pré-figuritiva, onde é normal a criança falar enquanto desenha. Surge nessa fase o GRINO ou CABEÇUDO que é representado pela figura humana, em que a criança desenha um círculo que representa a cabeça e o tronco e dentro do círculo ela desenha os olhos, a boca e o nariz.
Estágio Esquemático- 6 a 9 anos
Descobre-se um conceito definitivo de homem e meio,há um conceito definido de espaço "linha de base" que exprime base e terreno, os objetos são desenhados a partir desta linha, e linha do horizonte que exprime o céu. Há uma grande evolução na escrita e é comum aparecer balões de conversa entre personagens.
Estágio do início do realismo - 9 a 11 anos
Neste estágio a criança enfatiza mais os detalhes como roupas, cabelo e etc. Tem maior consciência entre as diferenças de sexo feminino e masculino e já os diferencia em seus desenhos. Nessa fase surge a ideia do bando, onde meninas ficam juntas com meninas e meninos junto com meninos.
Estágio Pseudo Realístico do Raciocínio- 11 a 13 anos
Há nesse estágio a expressão de movimento no desenho , expressão de ação e dramatização.Expressa-se o espaço tridimensional pelas proporções diminuídas dos objetos distantes.
Estágio da Decisão: Adolescência- 13 a 17 anos consciência crítica
Há a ênfase na proporção exterior, nos efeitos de luz e sombra, há uma identificação mais clara do tipo visual: impressões do meio no qual o criador se sente expectador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário